Google Ads

segunda-feira, 5 de março de 2018

Stretch Armstrong

Esta resenha tem spoilers leves.

O mundo dos desenhos está repleto de séries feitas para vender brinquedos, e Stretch Armstrong se inclui nesse grupo. E, francamente, não é uma estratégia ruim desde que a estória seja bem executada.

Quando eu comecei a série, eu pensei que seria mais um desenho mal-feito para fazer pessoas comprarem brinquedos, mas devo dizer que as primeiras estórias me surpreenderam. Há um sempre infeliz aspecto de "eu quero um personagem assim, logo ele é assim." Personagens tem poderes porque tem os poderes e pronto. Pense Dr. Suzuki de Batman do Futuro. Então existe um elemento mágico que cria poderes.

Isso, entretanto, não é exatamente novidade. Mesmo uma série boa tem seus Willy Watts ganhando telecinese -Cá entre nós, se ele tivesse virado um tecnomante, faria muito mais sentido. -E se for bem executado, qualquer origem ruim pode gerar uma boa estória.

Eu devo dizer, embora não seja estelar, enquanto ainda está na fase de introdução de inimigos, funciona bem. Consegue-se apreciar o design, com linhas simples, mas bom efeito. Poderia ser melhor, claro, mas eu não diria ser de baixa qualidade.

A série realmente para de funcionar nos últimos episódios da temporada, quando as prioridades infelizmente mudam. A qualidade visual cai um pouco, sendo particularmente notável em momentos, mas é a estória em si que sofre mais, uma vez que os personagens que tinham algum desenvolvimento até o momento são forçados em situações para criar drama que não funciona por serem tropos básicos.

De fato, não há momento em que o grande vilão realmente funcione. Ele é apresentado sem histórico, com poderes e conhecimento inexplicado, para sua identidade ser revelada de forma pouco eficiente no fim da temporada depois de alguns episódios tentando mostrá-lo como grande ameaça, quase sempre sem grande efeito.

Enquanto ele aparece como a pessoa capaz de dar poderes, é criada uma atmosfera de influência, e ele é um vilão capaz de planejar e criar a situação que quiser. Quando ele abertamente manipula os heróis é previsível e pouco eficaz, e quando ele abertamente executa seus planos, eles são o mais básico e padrão possível. "Oh, o vilão quer um exército", esto tão surpreso! E não importa que eles virem monstros, quando não passa meio episódio antes de se achar uma solução.

Da mesma forma que um sacrifício heroico não vale de nada se você não acredita que o herói vai realmente perder; Referências a séries melhores não fazem diferença na qualidade do seu produto, especialmentese as séries não tem o mesmo público-alvo. E é particularmente notável quando se faz uma referência a Rick e Morty, uma serie que se destaca pela inteligência de seus roteiros, e você resolve o conflito com um deus ex machina.

Como disse antes, é um problema de prioridades. Fica claro vendo o fim da temporada que as decisões ruins se devem a querer criar uma situação específica para a segunda temporada. O mais engraçado é que não tem porque. A situação não era ruim, era razoavelmente estabelecida, e ia bem com o simplismo das estórias e quão coloridos os personagens eram. Tudo funcionava bem, até se tentar forçar uma mudança drástica para "algo interessante", criando algo padrão e abandonando o que funcionava... Infelizmente, é comum...

English


This review has light spoilers.

The world of cartoons is full of series made to sell toys, and Stretch Armstrong is in this group. Quite frankly, it's not a bad approach, as long as the story is well done.

When I started watching the series, I thought it would be another poorly made cartoon to make people buy toys, but I must say the first stories surprised me. There's always an unfortunate 'I want the character like this, so this is him" aspect. Characters have powers because they do and that's it. Think Dr. Suzuki in Batman Beyond. So there is a magical element that creates powers.

That, however, isn't exactly new. Even a good series has its Willy Watts getting telekinesis -Between us, if he had become a technomancer, it would make a lot more sense. -And if it's well executed, any bad origin can generate a good story.

I must say, though it's not stelar, while in the enemy introduction phase, it works well. You can appreciate the design, wih simple lines, but good effect. It could be better, of course, but I would say it's low quality.

The series really stops working in the last episodes of the season, when the priorities unfortunately change. The visual quality drops a bit, which is particularly noticeable at points, but the story itself suffers the most, since the characters that had some development so far are forced into situations to create drama that doesn't work for being basic tropes.

In fact, there is no point in which the big baddy really works. He is introduced without history, with powers and unexplained knowledge, for his identity to be revealed in a inefficient end of the season after a few episodes trying to show him as a big threat, almost always to no effect.

While he shows up as a person capable of granting powers, an atmosphere of influence is created, and he is a villain who can plan any situation and make it happen. When he openly manipulates the heroes it'd predictable and inefficient, and when he openly executes his plans, they are as basic and standard as possible. "oh, the villain wants and army", I'm so surprised! And it doesn't matter if they are monsters, if not half an episode later a solution is found.

The same way a heroic sacrifice isn't worth a damn if yo don't believe the hero is really going to loose; Rferences to better series don't make any difference towards your product's quality, specially if the series don't have the same target audience. And it's particularly noticeable when you make a reference to Rick and Morty, a series that stands out for how smarts its scripts are, and you solve the conflict with a deus ex machina.

As I said before, it's a problem with the priorities. It's clear watching the end of the season that the bad decisions are due to wanting to force a specific situation for the second season. The funniest thing is that there is no reason for this. The situation isn't bad, was reasonably established, and it was going fine until trying to force a drastic change towards "something interesting", making something standard and abandoning what was working... Unfortunately, this is common...

Nenhum comentário:

Postar um comentário