Kakegurui é um anime que se vale bastante de cenas de impacto e estória chocante. Isso, infelizmente, não significa inteligente -o que, por sua vez, não significa ruim.
A animação é linda e os designs são, em sua maioria, muito bons. As escolhas por representações são também bastante efetivas, embora algumas possam parecer apelativas demais por seu aspecto pélvico.
Sim, este anime se vale da freudiana representação de prazeres como sexuais. Não por comida como os foodgasms, mas por apostas e similares. É clara a necessidade de uma representação da atitude do personagem, e quando isso se dá em um anime particularmente voltado ao shock value, esta alternativa se torna comum.
De certa forma, é desconfortável como isto pode ser usado para dizer que o anime é "mais adulto", mas isto costuma demonstrar uma infantilidade ou incapacidade dos personagens, o que me parece interessante. Este caso é particularmente infantil, mas, felizmente, não me fez a estória perder sua linha, sendo mais um detalhe que qualquer outra coisa.
Vale mencionar também que este anime -ainda que perfeitamente compreensível para um brasileiro como eu -vale-se de alguns tropos e referências mais japonesas para seus choques. Sim, uma aluna que anda por aí com um trabuco é incomum, mas tenho certeza que seria mais chocante para um japonês em meio a uma sociedade onde armas de fogo são bastante incomuns. Provavelmente seriam ainda mais s para um americano, cuja sociedade vem sofrendo com frequentes casos de alunos que se armam.
O roteiro, entretanto, sofre por buscar sempre criar impactos e falhar em seguir premissas que estabelecera.
Um exemplo disto -Não entrando em spoilers - É a própria personagem principal. Ela primeiramente é caracterizada como homie da "lacuna" de No Game No Life, sherlockicamente notando detalhes que outros não percebem e entendendo as maquinações de seus adversários; ao mesmo tempo, ela não tem uma motivação tão nobre quanto a críptica cabeça do detetive: ela gosta do rush, da adrenalina vinda da aposta e, especificamente, da possibilidade de perder até a própria vida.
Enquanto tais escolhas tornam o personagem absolutamente intrigante e interessante em momentos, em outros ela parece estar completamente à mercê das circunstâncias, o que pode ser bastante frustrante para o espectador. Alguém que admire sua desenvoltura enquanto em controle pode sentir o anime perder seu propósito quando isto acontece, e sinceramente me pareceu forçado quando ocorreu.
Simultaneamente, há alguns momentos de pura ex machinidade, para os quais não apenas precisa haver uma divindade envolvida, a personagem principal deve ser Haruhi Suzumiya em pessoa e ter sua consciência para se preparar como faz.
Tendo as premissas em mente, o anime que me vem como comparação é Mirai Nikki. Se comparados, as falhas do roteiro se tornam ainda mais claras. Ambos tem uma situação extrema, ambos forçam personagens a fazerem escolhas extrema, ambos se valem de seu visual atraente para distrair o espectador e aumentar o impacto quando ele vem. A diferença seria que este se foca na Yuno da estória, que está entre os dois aspectos anteriormente discutidos.
O impacto em Kakegurui, entretanto, não funciona tão bem em todas as suas cenas por dois motivos: um, a inconsistência já mencionada, que infelizmente não ocorre apenas com a personagem principal; e dois, a forçação que ocorre em diversos momentos, cuja frequência -infelizmente -aumenta com o passar dos episódios.
Ainda sem entrar em detalhes, foi algo realmente desapontador ver o último confronto ser tão aleatoriamente bobo. A solução do dilema tem algum impacto por sua possível influência futura, mas basta parar para pensar para saber que o que ocorre decorre por sorte, e que toda premissa de capacidade do apostador como fator principal fora abandonada para tanto. O pouco impacto é ainda mais reduzido pelo resultado ser um empate, levando a recompensa final a ser apenas a possibilidade de uma segunda temporada.
O começo promissor não impede tropeços pelo caminho, mas parece claro que algumas escolhas aqui fora mais utilitárias que realmente úteis.
English
The impact in Kakegurui, however, doesn't work so well in all their scenes for two reasons: one, the unawareness mentioned, which unfortunately didn't occur just to the main character; and two, the contrivance that occurs at certain points, whose frequency -unfortunately -increases as the episodes go by.
English
Kakegurui is an anime that takes advantage of impact scenes and shock value. This, unfortunately, doesn't mean smart -Which in turn, doesn't mean bad.
The animation is gorgeous and the designs, for the most part, are very good. The choices as to representation are also quite effective, though some might seem too over the top due to their pelvic aspect.
The animation is gorgeous and the designs, for the most part, are very good. The choices as to representation are also quite effective, though some might seem too over the top due to their pelvic aspect.
Yes, this anime uses the freudian representation of pleasure as sexual. Not for food as the foodgasms, but for betting and the like. The need for showing the character's attitude is clear, and when this happens in an anime particularly aimed at shock value, this alternative becomes common.
In a way, it's uncomfortable how this can be used to say an anime is "more adult", but this usually demonstrates a childishness or lack of skill by the characters, which seems interesting to me. this case is particularly childish, but, fortunately, it didn't make me miss the storyline, being more of a detail than anything else.
It's worth mentioning also that this anime -even if perfectly comprehensible to a Brazilian person such as myself -makes use of some more Japanese tropes and references for its shocks. Yes, a student walking around with a six shooter is uncommon, but I'm sure it would be more shocking for a Japanese person amid a society where fire weapons are quite uncommon. It probably would even more for an American, whose society has been suffering with frequent cases of students carrying guns.
the script, however, suffers for always trying to create impacts and failing to follow premises it had established.
An example of that -Not going into spoilers -Is the main character herself. she first is characterized as a homie to the "blank" from No Game No Life, sherlockly noticing details others don't realize and understanding her asversaries' machinations; at the same time, she has no noble motivation as the detective's cryptic head: she likes the rush, the adrenaline that comes from betting and secifically, the possibility of losing even her life.
While such choices make the character absolutely intriguing and interesting at times, in others she seems to be completely at the mercy of circumstances, which can be quite frustrating to the spectator. Someone who admires her resourcefulness while in control can feel the anime loses its purpose when this happens, and it seemed forced when it happened.
Simultaneously, there are some moments of pure ex machinicity, for which not only there needs to be a deity involved, the main character has to be Haruhi Suzumiya herself and be aware of it to prepare herself as she does.
Having the premises in mind, the anime that comes to mind is Mirai Nikki. If you compare them, the script failures become clearer. Both have an extreme situation, both force characters into making extreme choices, both use appealing visuals to distract the spectator and inrease the impact when it comes. The difference would be that this one focuses on the Yuno of the story, which stays somewhere between the two aspects previously discussed.
The impact in Kakegurui, however, doesn't work so well in all their scenes for two reasons: one, the unawareness mentioned, which unfortunately didn't occur just to the main character; and two, the contrivance that occurs at certain points, whose frequency -unfortunately -increases as the episodes go by.
Still not going into details, it was something desappointing to see the last confrontation being so randonly silly. The solution to that dilemma having some impact for its future influence, but just stopping and thinking let's you see that what happens occurs by luck, and that the premise of the gambler's skill as the main factor had been abandoned for that. the little impact is even further reduced by the result being an impass, taking the final reward to be just the possibility of a second season.
The promissing beginning doesn't stop the mistakes along the way, but it seems clear some choices here were more utilitarian than really useful.
Nenhum comentário:
Postar um comentário